quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ananda no Fórum Brasileiro de ONG´s e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por Daniela Duarte,

A Ananda recebeu um convite para participar do Fórum Brasileiro de Ong´s e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente - FBOMS, que aconteceu em Brasília, entre os dias 14 e 16 de setembro. A pauta principal das reuniões foi a mudança climática no Brasil e no mundo. Como forma de promover transformações nesta realidade destrutiva do planeta, ações e trabalhos que pensem a sustentabilidade tornaram-se necessárias.

Para ampliar as contribuições da Ananda na discussão do assunto, estive na palestra apresentada pela Senadora Marina Silva que aconteceu no auditório da UNB no dia 16 do mesmo mês. A senadora falou sobre a atual “crise ambiental” e a necessidade de formulações de políticas que visem um desenvolvimento pautado pela sustentabilidade.

A sustentabilidade para ela implica uma re-significação do homem consigo mesmo, com a natureza e política, um reposicionamento do homem e das formas de produção, consumo e sociedade para que as ações de hoje possibilitem o viver e a qualidade de vida para as próximas gerações. Significa então crescer e se desenvolver pensando nas gerações futuras. Sustentabilidade é um tema complexo e envolve reconstrução de paradigmas da nossa sociedade atual, questionamento de modelos antigos e construção de novos modelos sociais e políticos.

Desta forma a Ananda entende que uma mudança da sociedade de consumo, envolvendo consumo consciente e sustentável, deve considerar mudanças no consumo ilegal de drogas. A legalização das drogas, para nós, implica novas estratégias de consumo (mais consciente e sem envolver situações de violência e de opressão aos pobres) provocando uma sociedade mais distante do crime, construindo uma sociedade melhor para o futuro. Entendemos que não se pode desejar uma modificação nas estruturas de consumo e na vida em sociedade sem considerar a legalização das drogas neste debate.

Ficamos muito felizes por ter tido a oportunidade de participar desse evento e agradecemos o convite. Certamente o debate sobre sustentabilidade e mudança de paradigmas é muito importante e tema transversal às discussões sobre políticas e leis de drogas. Parabéns aos organizadores do evento e aos movimentos sociais do país. Estamos juntos na luta por um mundo melhor.

Um comentário:

  1. Adriana Athayde -psicóloga1 de outubro de 2009 às 21:11

    Gostei muito da percepcao de Marina Silva sobre sustentabilidade. consumo consciente e sustentado em tudo, até mesmo no consumo de drogas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!