sábado, 14 de julho de 2001

O que significa a palavra ANANDA

Ananda é uma palavra com origem no sânscrito, idioma antigo da Índia, usado para escrever grande parte dos textos sagrados do Hinduísmo, Budismo e outras religiões da tradição oriental. É uma palavra com muitos e diferentes significados e dentre eles consta que Ananda foi o nome de um dos discípulos mais próximos e queridos de Sidarta Gautama. Ananda teria nascido no dia da Iluminação, após Sidarta passar 6 anos de jejum alimentando-se somente com sementes de Cannabis (Ananda) e transformar-se no Buda. Ananda tornou-se um importante curador em sua época, aprendendo a sanar males do corpo e da mente.

Também são significados para Ananda: “felicidade", "plenitude", "bem-aventurança", “prazer”, “êxtase” e ainda “maconha”. Nos Vedas, conjunto de textos sagrados hindus, a planta que conhecemos no Brasil com o nome de maconha é citada através de diversos nome, entre eles Ananda. Esse nome também serviu de inspiração para a ciência, ao estudar e apresentar informações preciosas sobre os sistemas de funcionamento cerebral humano. Hoje sabemos que o no cérebro humano existem neurotransmissores denominados de canabinóides endógenos. Em 1992, cientistas batizaram de anandamida o neurotransmissor canabinóide endógeno em maior ambundância no cérebro humano, cuja estrutura é idêntica à do THC, príncipio ativo mais conhecido da maconha. Essa denominação levou em consideração a palavra Ananda, oriunda do sânscrito e o seu significado de “prazer” e também “maconha”.

Assim, ao escolher para o grupo o nome ANANDA, queremos traduzir nossa idéia de busca pelo estado de plenitude, satisfação e harmonia entre nós, os outros e os espaços e tempos que compartilhamos no mundo. Buscamos ainda expressar nossa comprenssão de que a maconha e outras drogas, enquanto objetos de consumo social e, culturalmente inseridos em contextos específicos, têm variados significados, para diferentes indivíduos e comunidades. Dessa forma, admitimos que essa questão deve ser tratada de forma mais do que interdisciplinar, TRANSCULTURAL, admitindo que toda comunidade, científica ou não, e todo indivíduo tem alguma contribuição a dar nesse debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!