segunda-feira, 22 de junho de 2009

Massacre de Canabrava, na periferia de Salvador da Bahia

Do Blog Passa Palavra

Como muitos de vocês devem saber, nestes últimos dias mais uma operação policial militar do governo do estado da Bahia resultou em massacre na periferia de Salvador. Este último caso, foi no bairro de Canabrava, dia 16 de junho: cinco jovens executados sumariamente pela polícia, sendo que três deles da mesma família. Três filhos assassinados na frente de uma única Mãe: Edmilson (22 anos), Manoel (23 anos) e Rogério (24 anos).

De imediato algumas organizações negras baianas escreveram algumas primeiras reações, no calor da hora, da dor e da revolta (SEGUEM ABAIXO E EM ANEXO 2 TEXTOS, INCLUSIVE COM FOTOS; PODEM E DEVEM SER PUBLICADOS E
DIVULGADOS AMPLAMENTE). Como diz um dos textos, infelizmente com muita serenidade: “estamos convictos que o papel de nossa geração é não morrer calada”. No entanto se quer mais: os movimentos sociais periféricos e a
juventude negra organizada reaje contra o genocídio, e prepara novas mobilizações. Precisam ser apoiados de todas as maneiras possíveis! A começar por ecoar suas denúncias!

Renicia-se agora e ganha força, depois do último massacre, uma ampla campanha pela saída imediata do atual Secretário de Segurança Pública, César Nunes, que prefere ser chamado de “Secretário de Polícia”. Ele o mesmo que, como integrante de um governo “democrático-popular”, no início do ano em entrevista para o jornal A Tarde (09/01/2009) declarou: “Se tem que tombar, que tombe do lado de lá, não vai tombar do nosso lado, não! Que tombe do lado dos bandidos, mesmo! E a polícia não se acovarda, não, a gente está partindo para cima mesmo!”.

Os recentes massacres, como o de Canabrava, foram premeditados, portanto! O Secretário de Polícia, que ainda permanece no cargo, tem que sair imediatamente! Ele e todos os responsáveis diretos e indiretos por esta nova “matança dos suspeitos” na “faixa de gaza baiana” (VEJAM OUTROS NÚMEROS ABAIXO). Uma investigação muito séria deve buscar a Verdade e a Justiça para Todos estes casos. Indenização e Reparação para as famílias de vítimas fatais; e também para as vítimas sobreviventes (de balas acertadas, torturas, prisões e outras humilhações).

Além desta campanha emergencial pela saída imediata do atual Secretário de Polícia e da busca por Justiça Integral, prepara-se para Agosto deste ano de 2009 o “I Encontro Nacional Popular pela Vida e por Uma Outra Segurança Pública” em Salvador-BA. Organizado por vários movimentos e organizações do país. Precisa ser divulgado, discutido e fortalecido!

Em suma: o genocídio negro virou política explícita de estado. Política e prática de extermínio sistemático. Um verdadeiro massacre premeditado e planejado, cotidiano, contra a juventude negra e periférica. E não é no Paraná ou em Santa Catarina não (que já é grave!), mas na própria Bahia negra, em plena negra Salvador. A exemplo do que já vem ocorrendo em outros estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo… Só que na Bahia tal prática está sendo levada adiante de forma acelerada e celerada, aos olhos de todos, exatamente por um governo auto proclamado “democrático-popular”, um governo chamado de “para todos”… Democracia? Popular? Para quem?

Trata-se de uma verdadeira Duracracia ou Democradura. Um estado de exceção permanente. Algo precisa ser feito quando os dados do próprio Governo não deixam dúvidas quanto à escalada dos últimos anos, que conforma um cenário de massacre de alta intensidade, unilateral:

NÚMEROS DE ASSASSINATOS EM SALVADOR-BA

ANO HOMICÍDIOS

2003 900
2004 840
2005 923
2006 1223
2007 1665
2008 2189

Fonte: SSP-BA

E os dados, os números – estes que não traduzem uma Dor sequer -, mesmo eles não param de se multiplicar. Nos primeiros dez dias de 2009 – ano que ainda não entrou totalmente nas estatísticas -, foram mais de 50 assassinatos, ou mais de dez por dia pela própria contagem oficial. O grosso das execuções cometidas por agentes da polícia. Exatamente na ocasião em que, frente ao aumento da violência, o tal Secretário de Polícia a reiterou dando estas declarações acima e outras similares, preparando o terreno para novos assassinatos em série levados adiante pelo poder público.

Agora o massacre de Canabrava… Quais os próximos? Até quando?

Segue abaixo, portanto, dois textos-respostas imediatas à atual situação emergente, contando-a de outra forma que as contagens oficiais. Eis a versão dos historicamente oprimidos, que precisa ser publicados e divulgados em todos meios possíveis!

Leia na íntegra: Blog Passa Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!