sexta-feira, 2 de maio de 2008

Portural: Legalização seria "machadada" nos traficantes

Do Rádio e Televisão de Portugal

João Teixeira Lopes, dirigente do Bloco de Esquerda (BE), acredita que a legalização do consumo da marijuana permitiria dar "uma machadada" nos traficantes de drogas.

"A legalização iria separar o mercado das drogas leves do mercado das drogas duras", defendeu hoje Teixeira Lopes, em declarações à Lusa. Para este responsável, o problema actual é que "a junção dos dois mercados" favorece também o consumo das drogas duras. O responsável bloquista apoia, "a título individual", a Marcha Global pela Marijuana que amanhã terá lugar no Porto, o que acontece pelo segundo ano consecutivo nesta cidade.
Os promotores informam que a iniciativa abarca "222 cidades em todo o mundo", tendo como principal objectivo chamar a atenção para "as vantagens da legalização, normalização do cultivo, venda e consumo de cannabis". A partir da planta Cannabis Sativa fabrica-se, entre outras substâncias ilegais, o haxixe (que resulta da maceração do polén e das flores da planta) e a marijuana, também conhecida no Brasil como maconha. Teixeira Lopes pensa que o tráfico de drogas duras conduz também ao consumo de drogas leves, pelo que a legalização destas poderia enfraquecer os traficantes. Em sua opinião, foi isso que aconteceu na Holanda com "liberalização" aprovada pelas autoridades. "Ao tráfico de drogas interessa manter toda a droga ilegal, porque isso permite manter os preços elevados", defende. O dirigente também é de opinião que os efeitos do consumo de marijuana "não são piores do que os provados pelo tabaco ou pelo álcool".

Leia na íntegra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!