sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Publicado áudio da aula “Do cânhamo à maconha: Usos e abusos da Cannabis sativa e de sua proibição na história do Brasil”

Na última quarta-feira, dia 15 de agosto, o pesquisador e redutor de danos Sergio Vidal fez uma participação especial no curso “Sociologia do consumo de drogas”, ministrado pelo sociólogo e professor Dr. Osvaldo Fernandez, que também é membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas (GIESP/UFBA) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos (NEIP), e coordena o DIADORIM/UNEB, um grupo de estudos sobre sexualidade e gênero. A aula “Do cânhamo à maconha: Usos de abusos da Cannabis sativa e de sua proibição na história do Brasil”, foi ministrada no Campus II, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, na cidade de Alagoinhas (BA).

A aula foi iniciada com uma descrição da abordagem comparativa proposta pelas teorias da antropóloga Vera Rubin, descrevendo e analisando os contextos de utilização da planta a partir dos conceitos de “complexo da ganja” e “complexo da marijuana”. Em seguida, expôs uma cronologia das legislações brasileiras com relação à planta, destacando principalmente os período do final do séc. XVIII, quando surge a Real Feitoria do Linho Cânhamo e o cultivo para a produção de fibras têxteis era amplamente estimulado e difundido pela Coroa; e início do séc. XX, quando surge e se consolida o proibicionismo brasileiro, através das teses eugênicas e da institucionalização da proibição. Sergio Vidal analisou os principais fatores e interesses que teriam contribuído para levar à proibição da maconha no Brasil, e discutiu as especificidades dessa repressão, anterior até mesmo às iniciativas estadunidenses e internacionais. A última parte da aula centrou a discussão sobre a nova lei antidrogas, n. 11.343 e suas inovações, dando ênfase para a consolidação do paradigma de Redução de Danos, para a descriminalização do porte e do plantio para uso pessoal, e discutindo as especificidades das estratégias de redução de danos para Cannabis. A aula foi encerrada com a apresentação da proposta da ENCOD – Coligação Européia por Políticas de Drogas Justas e Eficazes, e do trabalho do fórum Growroom, que propõem a tolerância legal e social ao cultivo não-comercial como principal estratégia de redução de danos para a planta.

Para ouvir o áudio da aula: clique aqui

Essa aula foi apresentada originalmente em dezembro de 2006 como parte do curso “Drogas: Perspectivas em Ciências Humanas”, organizado pelo NEIP na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), e desde então vêm sendo acrescentados novos dados, informações e reflexões críticas.
NOTA: Em breve estaremos publicando o aúdio do "Semiário Redução de Danos enquanto Movimento Social:construindo uma Plataforma"

Um comentário:

  1. Baixei mais não consegui escutar, está dando erro.
    Poderia verificar.
    Desde já agradeço,

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!