quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Ministro da Saúde afirma ser importante discutir a descriminalização das drogas

Em entrevista exclusiva para o Blog do ex-presidente da UNE, Gustavo Petta, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fala sobre a necessidade de ampliar debate sobre o tema das drogas no Brasil. Leia a entrevista na íntegra: Blog do Gustavo Petta.
Petta: Vários movimentos juvenis, e a própria UNE, defendem a idéia da descriminalização das drogas. Qual a postura e a posição do ministério em relação a isso?
Min. Temporão: Olha, a posição do governo sempre foi a redução de danos. A gente não tem nenhuma posição, tipo proibição. Este fim de semana, por exemplo, saiu no “Globo”, uma matéria muito interessante sobre a questão da maconha, com três visões diferentes. Duas delas favoráveis à descriminalização. Uma um pouco em dúvida, e uma delas, inclusive, trazendo muita experiência dos Estados Unidos, do uso da canabis como terapia para determinados casos como glaucoma, dores crônicas e outras questões. Ainda tem também muita hipocrisia em relação a essa questão. Têm hoje drogas legais, como o álcool e o cigarro. São drogas legais que têm um impacto, do ponto de vista da saúde pública, brutal. São milhares de mortes, doenças, sofrimento. E, por outro lado, indústrias muito poderosas que arrecadam bilhões em impostos para a sociedade. Quer dizer, tem uma certa contradição aí. E, de outro lado, uma tentativa de não se colocar em discussão a questão das demais drogas. Eu acho que o saudável para a sociedade é abrir o debate, abrir a discussão. Vamos ouvir a sociedade, vamos ouvir os jovens, vamos ouvir os estudantes, vamos ouvir os trabalhadores, o que a sociedade pensa sobre esta questão para que a gente possa avançar. Então, o que eu defendo é ampliar o debate, ampliar a discussão.

Um comentário:

  1. CRÍTICA À LEI E À TRADIÇÃO QUE PROÍBEM O THC


    O ERRO DA LEI

    Usar THC não é um problema moral. Problema moral é o falso testemunho levantado por esta lei errada que proíbe o THC.
    As leis de nosso povo são boas, mas há misturada entre elas uma lei falsa. Há joio no meio do trigo.

    Sabemos que a lei é boa, contanto que se faça dela uso legítimo. A lei foi feita para servir, e não para ser servida; porque a lei foi feita por causa do homem e não o homem por causa da lei.

    Qualquer lei deve servir ao homem como proteção, para ele evitar o mal. Como a lei contra o THC proíbe algo inócuo, ela mesma é que é a causa do tropeço; porque onde não há lei não há transgressão. A existência desta lei específca transforma o indivíduo em transgressor, causando danos à sua reputação. Em vez desta lei contra o THC proteger o homem ela o prejudica. Em vez de operar o bem, pratica o mal. Então esta lei errada deve ser abolida. Manter esta lei errada é um erro.

    A lei malvada que proíbe o uso do THC é mentirosa. Ela diz que ele faz mal, enquanto na verdade faz bem. A ciência comprova que o THC é inócuo e benfazejo. O THC é um remédio produzido pela terra: o homem sensato não o despreza. Usar THC não é imoralidade. Imoralidade é a existência desta lei injusta, que por sua causa, arruína a vida de muita gente boa.

    O THC aumenta a neurogênese no hipocampo e não causa dependência química. Produz efeitos ansiolítico e antidepressivo. Previne contra o mal de Alzheimer. Os cientistas comprovam os resultados e documentam este fato em artigos de pesquisa que estão publicados na Internet para o mundo todo ver. O indivíduo que usa THC fica calmo, manso, tranqüilo. Isto é fato documentado cientificamente.

    Portanto, a tal lei que proíbe o THC, mente; quando ela diz que o THC é mau para a população. As acusações desta lei malvada contra o THC são falsas. O mal que ela alega não existe. A lei que proíbe o THC é imoral, por colocar injustamente na cadeia gente de bem que não está fazendo nada de mal. Esta lei arruína a vida de pessoas sem justificativa. Lei imoral, que levanta falso testemunho. Falso testemunho é imoralidade. Entre as leis boas existe uma lei imoral.

    Quem vai contra a legitimidade moral do THC vai contra o fato, se pondo contrário à verdade.

    Esta lei específica erra, pela sua prática imoral de arruinar a vida de inocentes, através do falso testemunho da palavra mentirosa, detratora do THC.


    O ERRO DA TRADIÇÃO

    O THC é inócuo e existe a lei que proíbe o THC. Hoje esta lei virou hábito e este hábito virou tradição. Tradição maldita. Ela prejudica muita gente. É um erro.

    Tradição excitada pela malícia. É uma fraude.

    Esta tradição diz não pegues, não proves, não toques o THC. Proibições estas que se tornam perniciosas pelo uso que delas se faz. Elas podem, sem dúvida, dar a impressão de sabedoria, mas só servem para satisfazer as vaidades de alguns orgulhosos que querem se imopor a si mesmos. O THC é benfazejo.

    As pessoas esclarecidas do nosso tempo, principalmente aquelas que têm conhecimentos científicos e estão informadas das descobertas sobre o THC, se agora que sabem destes fatos, difamam quem usa THC, seguindo por vaidade e orgulho a esta tradição errada, nascida da ignorância de alguns antepassados, cometem o ato imoral de levantar falso testemunho; e por causa de uma tradição humana anulam o mandamento de Deus: "não levantarás falso testemunho contra teu próximo".

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!