terça-feira, 7 de agosto de 2007

Ananda se filia à ENCOD: Coligação Europeia por Politicas de Drogas Justas e Efetivas

Na segunda-feira, dia 6 de agosto, a Ananda - Associação Multidisciplinar de Estudo e Ação em REdução de Danos para os usos de Plantas Cannabaceae tornou-se oficialmente membro da ENCOD - Coligação Europeia por Politicas de Droga Justas e Efetivas, sessão Pan-Européia que atualmente dirige a Coligação Internacional, formada por mais de 200 instituições e grupos de pesquisadores, profissionais e ativistas antiproibicionistas de todo o mundo.

O ato foi marcado com a assinatura do MANIFESTO POR POLITICAS DE DROGAS JUSTAS E EFETIVAS, criado em 1998 e que desde então tem servido como norteador das atividades da ENCOD.

O Manifesto e a ENCOD

Em 15 de Março de 1998, 14 ONGs da Europa, África e América Latina se reunirão em Viena, Austria, para preparar uma opinião comum frente à Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre drogas, que ocorreu 3 meses depois, em Nova York. Depois de muitas horas de debate o resultado foi a criação do Manifesto por Politicas de Drogas Justas e Efetivas . Desde então este Manifesto foi assinado por centenas de organizações de todo o mundo e representa a atual visão da ENCOD. Em 2004, na Assembleia Geral da ENCOD em Copenhaga, decidiu-se adoptar o titulo do Manifesto ao nome da ENCOD - Coligação Europeia por Politicas de Drogas Justas e Efetivas

A ENCOD está articulando uma iniciativa semelhante para a próxima reunião da ONU sobre o tema, que ocorrerá em 2008, Viena. Entre esses projetos está a campanha Liberdade para Cultivar, que pretende levar um documento oficial propondo um modelo de produção não comercial de Cannabis sativa e outras plantas psicoativas, a ser apresentado como um modelo de Redução de Danos. Durantes os próximos meses, todos os projetos da ENCOD estarão sendo acompanhados de perto e serão divulgados nesse Observatório.
Se quer saber mais informações sobre o Manifesto, sobre a ENCOD ou sobre a Ananda,
Fale comigo:
Sergio Vidal - sergiociso@yahoo.com.br (coordenador da Ananda)

Um comentário:

  1. De que modo uma pessoa que apóia o culto e cultivo responsáveis da canabis pode colaborar com a ANANDA?

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!