quinta-feira, 5 de abril de 2007

Campanha antidrogas de Israel

“Sou Omer, 16, de Raanana. Hoje eu deixei minha casa, deixei meus pais, meus irmãos. Vou beber álcool e me drogar em Tel Aviv. Mamãe, não chore. Estou a caminho do Paraíso.”

Para o “czar” antidrogas do estado hebreu, a campanha irá ajudar na redução do consumo de drogas proibidas, em especial a marijuana, abundante no Líbano e de lá procedente.

O objetivo é associar o líder do Hezbollah, considerada uma organização terrorista por Israel, EUA e União Européia, ao tráfico e ao consumo de drogas.

Provocatória, imprópria e de mau-gosto, para dizer o mínimo, usa-se na campanha a figura de Hassan Nasrallah, líder libanês do Hezbollah, organização xiita e de perfil filo-iraniano.

Nos “posters” produzidos para as paredes das escolas e das ruas das cidades israelenses, Nasrallah aparece como se fosse o gênio da lâmpada de Aladim. Só que Nasrallah surge da fumaça de maconha que escapa de um “bong”, recipiente também conhecido por water-pipe.


Parêntese: o “bong” ou “water-pipe” é usado para se fumar ervas, como o tabaco e a cannabis, uma tradição bastante antiga em diversos países e culturas da região. Pelo seu formato compositivo, a fumaça entra em contacto com a água posta no recipiente e borbulha durante o resfriamento. Uma vez resfriada, a fumaça é inalada e esse processo suaviza o contato com as vias respiratórias. A utilização do “bong” é considerada a maneira mais suave e agradável de se fumar. E uma grande quantidade de “fumaça resfriada” pode ser inalada rapidamente, sem esforço. Parêntese fechado.


Como reforço, a campanha vai divulgar que as forças israelenses de ordem seqüestraram, há pouco, 32 kg de heroína pura na fronteira com o Líbano e a droga seria ofertada, vendida, em Israel.

No “pôster”, abaixo do “bong”, da fumaça e da figura de Hassan Nasrallah, uma frase de alerta diz o seguinte: “O hezbollah está claramente pronto a executar um projeto voltado a inundar Israel com as drogas, um verdadeiro perigo para a nossa sociedade. Cada um que consome drogas tomará parte no próximo ataque terrorista”. Deve-se frisar que o consumo de marijuana em Israel é elevado, especialmente entre os jovens da animada e alegre Tel Aviv.

Leia mais: Growroom Blog; G1; IBGF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!