quarta-feira, 7 de julho de 2010

Maconha: Entre Liberdade De Consumo E Financiamento Do Tráfico

OPINIÃO: O Globo
Artigo do leitor Sergio Vidal


Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado no último dia 23 de junho, 190 milhões de pessoas em todo o globo haviam fumado maconha ao menos uma vez na vida em 2008, número equivalente ao da população brasileira. Sendo a maconha a droga ilícita mais consumida, seus usuários são muitas vezes apontados como responsáveis por boa parte do financiamento do atual mercado, que em sua maioria tem forte relação com a criminalidade e com a violência.

Durante muitos anos, reproduzimos essa equação simplista sem maiores reflexões, recitando por aí o principal mantra do proibicionismo: "Os usuários são os principais responsáveis pelo financiamento da violência". Muitos devem lembrar que, em 2007, ano de lançamento do filme "Tropa de Elite", era comum ver Capitão Nascimento afirmando "Quem matou esse cara aqui foi você! É você que financia essa m...!" enquanto esbofeteava o maconheiro e era aplaudido pela plateia nos cinemas.

Mas será que essa afirmação é 100% verdadeira? Será que hoje em dia é assim tão fácil por a culpa nos usuários de maconha pela manutenção do poder econômico dos traficantes.

2 comentários:

  1. Olá!!

    prof
    entre em contato com
    phillpe.queiroz@hotmail.com
    para que eu te envie um convite de um debate no IFBA

    AGUARDANDO!

    ResponderExcluir
  2. Ei, brother!
    Muito bom o artigo. Tomei a liberdade de publicá-lo no meu blog. Jaya!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!