quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Governo não tem certeza de como lidar com drogas, diz Lula

Falando a profissionais da área de saúde no Recife e na presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o presidente Lula fez um mea culpa do combate às drogas no Brasil. No encontro, o presidente pediu ajuda da plateia com sugestões e disse que o governo federal não sabia ainda como enfrentar o problema, em especial o avanço do crack.

- Queria pedir de coração a vocês que dedicassem um pouco do tempo deste seminário para debater o futuro do país e das pessoas que não estão aqui. Há uma questão séria, que não é brasileira, americana, francesa ou boliviana, que é a questão das drogas. Está ficando claro que do jeito que nós estamos tratando as drogas até agora não está dando resultado. O que estamos vendo é gente cada vez mais jovem envolvida com o crack, que é a borra da cocaína. E nós sabemos os efeitos que o crack está provocando nas nossas periferias. Nem o governo nem o ministro tem a receita para resolver o problema, mas o dado concreto é que o problema está ficando sério - frisou.

Ainda ontem (3/11), o Ministério da Saúde havia anunciado um plano para a abertura de 73 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que receberão R$ 98,3 milhões de investimentos por ano. A ideia é que sirvam para tratamentos curtos (até 20 dias) de pessoas com transtornos mentais ou viciados em álcool e drogas de 18 Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!