quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"AS DEZ PIORES DROGAS"

Um estudo desenvolvido na Universidade de Bristol (Inglaterra) analisou 20 drogas lícitas e ilíctas e as classificou de acordo com o nível de dependência, efeitos no organismo e interação social. As 10 piores são:

1) Heroína: droga produzida e derivada do ópio, que é extraído do fruto de algumas espécies de papoula. Pode ser injetada na forma líquida ou inalada.

2) Cocaína: droga alcalóide derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. Pode ser consumida de várias formas mas o modo mais comum é pela aspiração.

3) Barbitúricos: sedativos e calmantes usados em remédios para dor de cabeça, hipnose, epilepsia, controle de úlceras pépticas, pressão sanguínea alta e em medicamentos para dormir. Provocam dependência física e psicológica, diminuição em várias áreas do cérebro, depressão na respiração e no sistema nervoso central, depressão na medula, depressão do centro do hipotálamo, vertigem, redução da urina, espasmo da laringe, crise de soluço, sedação e alteração motora.

4) Metadona (ópio): suco espesso que se extrai dos frutos imaturos de várias espécies de papoulas soníferas. O uso repetido conduz ao hábito, à dependência química e a uma decadência física. Pode ser mascado, fumado ou utilizado como comprimido e supositório.

5) Álcool: droga mais vendida no planeta. O consumo moderado está associado a um maior risco de doença de Alzheimer e outras doenças senis, angina no peito, fraturas e osteoporose, diabetes, úlcera duodenal, cálculo biliar, hepatite A, linfomas, pedras nos rins, síndrome metabólica, câncer no pâncreas, doença de Parkinson, artrite reumática e gastrite.

6) Cetamina ou Quetamina: droga dissociativa usada para fins de anestesia, com efeito hipnótico e características analgésicas. Conhecido remédio para cavalo, pode ser inalada, engolida ou injetada direto nas veias sanguíneas. Aumenta a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo coração, podendo levar a um infarto fulminante do miocárdio.

7) Benzodiazepinas: do grupo de fármacos ansiolíticos, esta droga é usada no tratamento sintomático da ansiedade e insônia. Seu uso causa dependência psicológica e física.

8) Anfetamina: ingeridas por via oral em cápsulas ou comprimidos, também podem ser consumidas por via intravenosa (diluídas em água destilada) ou ainda aspiradas na forma de pó, igual a cocaína. Tem sido usada em massa em tratamentos para emagrecer, já que a droga é temporariamente eficaz na supressão do apetite.

9) Tabaco: aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças, como por exemplo infarto do miocárdio, bronquite crônica, efisema pulmonar, derrame cerebral , úlcera digestiva, etc. Tem um potencial muito grande de provocar câncer, já que o fumo contém cerca de 80 substâncias cancerígenas.

10) Buprenorfina: droga derivada da heroína que serve como substituta para os usuários de ópio e heroína durante o tratamento de abstinência.


Fonte: Redação Yahoo! Notícias

Um comentário:

  1. nono lugar ? tabaco?! isso só pode estar errado , por elevados niveis de dependencia /abstinencia e recindiva eu colocaria em terceiro/quarto

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!