quinta-feira, 5 de julho de 2001

A Luta pela Legalização da Maconha

A Marcha Mundial da Maconha é um evento que acontece em todo o mundo desde 1998. Todos os anos, milhares de pessoas em todo o mundo organizam eventos de cunho artístico, cultural, político e social com o objetivo de lembrar a criminalização da maconha e dos seus usários e manifestar suas opiniões a respeito desses temas. Desde 1998, todos os meses de maio são marcados por eventos que levam para a sociedade essa discussão de forma aberta, franca e sem hipocrisias.

Salvador entrou no circuíto mundial em 2007, quando um grupo de parceiros formado por integrantes da ANANDA e dos Coletivo Marcha da Maconha Rio de Janeiro e São Paulo criaram o Portal www.marchadamaconha.org, através do qual passou a ser divulgadas informações sobre o Evento nas diversas cidades brasileiras e notícias enviadas por ativistas e instituições de todo o país. Também esse ano, a ANANDA passou a estabelecer relações com ativistas nos EUA e em países da Europa, ampliando sua Rede e tornou-se uma das mais de 200 ONG´s em todo o mundo que assinam o Manifesto por Políticas sobre Drogas Justas e Efetivas, redigido em 1998. Nessa página você encontrará informações sobre as atuações da ANANDA relacionadas com a edição soteropolitana da Marcha Mundial da Maconha.

BATALHA JUDICIAL 2009

O andamento do Habeas Corpus pode ser consultado no site do Tribunal de Justiça (www.tj.ba.gov.br). Basta clicar no ícone “Consultas Processuais”, selecionar as opções: "2ª Grau"; "por número do processo"; adicionar o número 34358-4/2009 e acionar a busca.

Conheça a história da batalha judicial para realizar a Marcha da Maconha na Bahia em 2009: CLIQUE AQUI

Para baixar o Habeas Corpus de Salvador: CLIQUE AQUI ou escreva para contatoananda@gmail.com


RELATOS, FOTOS & AFINS:

2009
Fotos - Manifestação 31/05; Manifestação 28/06; Oficinas de Arte
Matéria em Jornal - 28 de Junho; 1 de Junho;

2008
Relato - CLIQUE AQUI

2007
I Seminário Maconha na Roda: Políticas Públicas em diálogo com a Sociedade Civil
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia - 4 e 5 de Maio
Aúdio - CLIQUE AQUI
Aula Pública - CLIQUE AQUI
Relato - CLIQUE AQUI
Fotos - CLIQUE AQUI

Um comentário:

  1. Sou a favor da legalização, tenho 29 anos, sou casada, e fumo há bastante tempo.
    Gostaria de manifestar minha opinião sobre o assunto como usuária.
    Qdo o assunto é a legalização, aparecem muitas justificativas hipócritas contra a legalização.
    Uma delas é q a maconha é uma das drogas q financia o crime.
    Mas de uns tempos pra cá, tenho muita dificuldade de comprar, ñ só eu, mas todo mundo q fuma tb reclama q está cada vez mais difícil de encontrar p/ comprar e qdo encontra é cada vez mais caro.Isso sem contar as misturebas, mata ratos.
    Tudo isso pq a maioria dos traficantes ñ querem vender maconha mais, eles só querem saber de vender crack e cocaína, eles dizem q maconha é muito volume e pouco dinheiro, enquanto crack e cocaína é menos volume e mais dinheiro. Cada dia está mais dificil de encontrar; crack e cocaína tem em todo lugar, mas a canabis está em falta.
    Em quem fica na mão somos nós usuários.
    Então na minha opinião, os traficantes ñ ficarão nem mais ricos nem mais pobres, se maconha for legalizada, e o q financia o crime e a violência é o crack.
    O meu desejo pela legalização, ñ é q eu queira ficar fumando no meio da rua, imagina, se um tabagista é discriminado hoje, creio q se um dia legalizar a descriminação vai continuar a mesma, e nós usuários continuaremos sempre mal vistos.
    Só q poderemos cultivar ou comprar em tabacarias sem correr riscos de ir p/ cadeia ou tomar um tiro no meio de uma "treta" nas bocas.
    Para os traficantes ñ vai fazer nenhuma diferença legalizar.
    Essa é minha opinião.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!