sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Koinonia: Boletim Drogas e Violências no Campo

No marco desse debate significativo para a sociedade brasileira trazemos neste número do boletim eletrônico Drogas e Violência no Campo, o artigo “Da diamba à maconha”, do pesquisador Sérgio Vidal. Nele está indicada a história desse processo de criminalização da maconha no Brasil e de seus efeitos. Sérgio oferece uma arguta observação dos processos sociopolíticos e legais de criminalização da maconha. Também, apresenta algumas recomendações que favoreceriam a um processo sóciopolítico de humanização da política de drogas no País. Trata-se de um esforço sério para pensar como podemos dar passos na direção da democratização e humanização desta política.

Temos, neste número, o relatório da pesquisadora Mariana Vieira sobre a cidade de Floresta, dando continuidade à socialização da pesquisa realizada por KOINONIA e Pólo Sindical do Submédio São Francisco, em 2005, com o apoio da CESE, sobre as ações juvenis no Submédio São Francisco para a superação da violência. Nele é indicado como naquela cidade as pessoas avaliavam a presença da violência, sua correlação com o plantio de cannabis sativa – a cidade é parte do, assim chamado, Polígono da Maconha - e como as pessoas identificam a contribuição da juventude para a superação da violência na região. De certa forma, o relatório de Mariana Vieira complementa o artigo de Sérgio Vidal, e vice-versa.

Finalmente, como nas outras edições, temos um conjunto de notícias divulgadas no período do quadrimestre. Elas indicam que continua crescente a lógica repressiva e que há algumas iniciativas para discutir a democratização e humanização dessa política. Fazemos votos que a leitura do boletim estimule o pensamento crítico sobre o tema e assegure que possamos contribuir para processos de democratização e humanização das políticas públicas no Brasil e na América Latina e Caribe. Neste tempo de mudanças no Continente é bom estarmos atentos e fortes para nossas contribuições em diversas direções para o fortalecimento dos direitos humanos em nossas sociedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!