sexta-feira, 6 de junho de 2008

Morre Austragésilo Carrano, que inspirou o filme "Bixo de Sete Cabeças"

Por Dênis Petuco

Morreu aos 51 anos, na tarde do dia 27 de maio, um dos símbolos do movimento antimanicomial brasileiro. Austregésilo Carrano Bueno estava internado no Hospital das Clínicas, e morreu em razão de complicações decorrentes de um câncer no fígado.
Carrano tornou-se nacionalmente conhecido depois da adaptação de seu livro, "Canto dos Malditos", no qual narrava os abusos praticados em centros psiquiátricos de Curitiba e do Rio de Janeiro, nos quais foi interno. Lançada no começo dos anos 90, a obra foi reeditada pouco depois da estréia do filme e teve sua comercialização proibida pela Justiça em 2002, a pedido da família de um psiquiatra. Só teve permissão para ser reeditada no ano passado. Em outra ação, o Hospital Bom Retiro e a Federação Espírita (ambos do Paraná) entraram com ação para que ele não fizesse mais palestras ou desse entrevistas sobre os anos em que passou internado em instituições.
Carrano foi internado aos 17 anos, em 1974, depois que seu pai encontrou maconha entre suas roupas. Nos manicômios em que esteve preso, foi submetido a sessões de eletrochoque e outras formas de tortura e castigo. Como conseqüência dos anos de internação, ficou com problemas de visão e com seqüelas psíquicas.
FONTE: ABORDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!