segunda-feira, 7 de abril de 2008

UFMG: estudantes ocupam reitoria

Um grupo com cerca de 200 estudantes ocupou a reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no câmpus Pampulha, na tarde desta segunda-feira. O motivo da invasão ocupação é a cobrança de uma posição da universidade quanto à confusão entre alunos e Polícia Militar, ocorrida na última quinta-feira.

Na ocasião, vários alunos foram impedidos de assistir o documentário “Grass Maconha”, que trata da liberação das drogas, em uma aula no Instituto de Geociências (ICG). A polícia foi chamada e cerco o prédio. Durante abordagem um estudante foi detido e a aluna do sexto período de Medicina Débora Gomes de Melo dos Santos Medeiros, de 24 anos, ficou ferida com um corte na cabeça, sendo socorrida no Hospital de Pronto Socorro João XXIII.

Os estudantes que invadiram a reitoria querem uma audiência com o reitor Ronaldo Tadeu Pena e com a vice-reitora Heloísa Starling. De acordo com a assessoria de Imprensa, a universidade propôs a formação de uma comissão dos estudantes para conversar com o reitor e com a diretoria do ICG, mas a idéia foi negada pelo grupo.

A reitoria formulou outra proposta: aceita conversar com o estudantes, desde que eles desocupem o prédio. Os alunos acataram a nova sugestão e se reúnem às 17h com a direção da universidade no auditório da Reitoria.

Na última sexta-feira, a UFMG criou uma comissão para apurar as causas do incidente. A comissão é formada por dois professores e um aluno e tem 30 dias para finalizar um relatório sobre o caso.

O caso da invasão foi parar até no You Tube. Um vídeo feito por um dos estudantes mostra parte da discussão entre o grupo e policiais militares, além da prisão de um dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!