domingo, 2 de março de 2008

Boletim Encod n. 39

Em nome de ENCOD, a seguinte mensagem será apresentada aos delegados na reunião anual da Comissão de Estupefacientes da ONU que acontecerá de segunda-feira 10 a sexta-feira 14 de março de 2008, em Viena.

UMA CABEÇA FRIA, POR FAVOR
Prezados delegados,
O propósito desta reunião é de avaliar os resultados de uma estratégia de dez anos que foi estipulada em Nova York em 1998, e cujo objectivo foi “eliminar ou significativamente reduzir a produção, comercialização e tráfico ilícito de substâncias psicotrópicas”.

Nesta reunião, o director-executivo da UNODC Antonio Maria Costa lhes apresentará os seguintes resultados:
“a produção mundial ilícita de ópio ascendeu a 8.800 toneladas em 2007, que é o duplo do resultado produzido em 1998.”; "a produção mundial de cocaina estava em 984 toneladas em 2006, um aumento de mais de 19% desde 1998.”; “approx. 42.000 toneladas de cannabis foram produzidas em 2005, um aumento de 40% comparado com 1998.”; "a demanda mundial de drogas ilegais estagnou no caso dos derivados de coca e ópio, enquanto aumentou no caso de cannabis e anfetaminas."

Enquanto isso nos últimos 10 anos, a proibição de drogas fez aumentar a marginalização de consumidores de drogas e de camponeses que cultivam plantas proibidas, asim como também de outros sectores pobres da sociedade envolvidos na produção e o tráfico de drogas ilícitas.

Desejamos que todas as pessoas e todos os delegados governamentais na reunião da Comissão tenham a Mente Fria. Terão a oportunidade de fazer uma contribuição histórica, melhorar as condições de vida para milhões de pessoas, e ao mesmo tempo atacar a fonte mais importante do crime organizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!