sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Portugal: Descriminalização da Cannabis

Assento Parlamentar (PP)
por Fernando Igreja(Consultor e especialista em Marketing Político)

O Que a Direita Não Faz?
A legalização das drogas, especificamente Cannabis tem vindo a ser assunto debatido nalguns países pelas suas consequências boas e más. Não será a adopção desta medida o estereótipo por parte da sociedade, com base na novidade do novo estilo de vida ser considerado naturalmente como inferior? Este tipo de droga leve pode trazer assim tão más consequências para a sociedade? Existe também consequências positivas? O cannabis – estupefaciente ou droga alucinogénia da variedade de cânhamo (cânhamo-da-índia), também conhecido por haxixe.

É possível descrever o cannabis como amplificador de emoções e tem benefícios como o aumento da socialização entre pessoas, perda de peso, do medo e do stress, diminuição da dor em seropositivos, actua como medicação para viciados passarem a consumir drogas leves em vez de pesadas, traz benefícios para os doentes com a esclerose múltipla, diminui a agressividade, provoca a sensação constante de bem-estar, combate alergias de pele, entre outros benefícios como o aumento da esperança média de vida, porque o sentimento de bem-estar/felicidade assume a proporção considerável no período de vida da pessoa.

Em Espanha o PSOE abriu o sítio na Net “La Mirada Positiva” onde se pode realizar perguntas.

Por sua vez, Zapatero e a sua equipa irá responder às questões mais votadas. Curiosamente a primeira pergunta é sobre a “Legalização da Cannabis”. Este assunto parece estar ainda na agenda política mas nenhum estadista assume esta questão a fundo: nem à esquerda nem à direita se é que isso existe.

O problema é a hipocrisia latente ainda persistente no nosso espírito lusitano. Não adianta ser hipócrita, a maioria experimentou e hoje não andam pelas ruas da amargura como os heroinómanos ou afins químicos. Isto é, não se precisa de falar abertamente do assunto mas deixar fazer o único trabalho de prevenção possível: principalmente educar sem contar mentiras.

A Direita neste País pode ser pioneira neste campo e mostrar estar atenta ao simples problema como a despenalização da Cannabis. As pessoas continuam a fumar e o leque é grande pois vai desde directores, chefes a empregados ou trabalhadores quer civis e públicos passando pelos políticos, militares e a polícia. Andará pelo menos meio País a cair pelos cantos? Na verdade é bem mais leve se virmos os verdadeiros crimes, como assistimos diariamente: assassinatos, roubos, estupros, corrupção, sequestros, bombistas… violência. É estúpido perder tempo com esta gente pois afinal é erva da Paz ou querem dizer que a Direita não faz?

Um comentário:

  1. Se em Portugal houvesse uma verdeira ala politica liberal, se calhar este asunto já há muito estaria resolvido , mas aqui, no geral, fala-se muito e na altura decisiva não há coragem politica nem social par levar a liberlizção em frente ! Fui há Holanda e lá este regime é liberal, e não vi drogados pelas ruas, nem a prostituição sem eira nem beira que se vê aqui ! Quando há um bom planeamento as coisas acontecem naturalmente e sem o habitual ruído inutil que normalmente cá existe !

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!