sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Tropa de Elite - "Começo a ficar com medo"


Na capa da Veja, leio que o sucesso do filme Tropa de Elite se dá porque finalmente, alguém "trata bandido como bandido". Meu amigo Bode Orelana, analista político de plantão, me garante que o filme é bom, e que desnuda a engrenagem hedionda capaz de fabricar torturadores de boas intenções. Leio na Folha um rapper defender a tese imbecil de que o crime é um mecanismo de justiça social, e o Reinaldo Azevedo, em vez de desmontar o argumento, dizer, babando pelo canto da boca, que a democracia pede a supressão sumária de vozes como essa.

Se, contra todos os prognósticos á esquerda e à direita, a economia não estivesse tão bem, a essa altura haveria gente organizando uma Marcha da Família com Deus pela Liberdade.Bom, até tentaram. mas parece que o pessoal ficou cansado e preferiu reclamar no restaurante.

*****

2º clichê: certas coisas surpreendem a gente. Há dois dias venho acompanhando e noto que este post aí acima é, de longe, o recordista em comentários. Nunca antes nesse país, um texto deste Sítio gerou tanto debate, e tanta gente cometnando. Mas, claro, não aqui. Lá no blogue do Pedro Doria, lenda viva da blogsfera, que citou este Sítio, AQUI.

Devo confessar que não vi, nem verei o Tropa de Elite, a não ser por acidente. Explico por quê, lá na caixa de comentários do também lendário Milton Ribeiro. E fico esperando um filme sobre violência no Brasil que, como este, levante boas questões e fuja à explicação fácil da criminalidade como resultado da pobreza e injustiça, mas não esconda os efeitos que a brutalidade da violência policial provoca sobre pessoas inocentes, vítimas de erros de julgamento de agentes do Estado mal preparados e mal formados.

Não gosto de filme que trabalha cenas de violência como catarse, pretexto para o gozo. Quem sabe, alguns editores de Veja e leitores do Reinaldo Azevedo um dia ficarão surpresos ao descobrir que o poder sem limite a um agente policial não deixa apenas os bandidos indefesos, mas qualquer cidadão. Reccorrendo a um velho clichê, o problema das ditaduras é o guardinha da esquina, já dizia Pedro Aleixo, velho golpista e liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!