segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Vocalista da Banda Detonautas reage às acusações do Secretário Nacional de Segurança

O vocalista da Banda e coordenador do Movimento pela Paz, Tico Santa Cruz, respondeu às acusações do Secretário Nacional de Segurança, sr. Antônio Carlos Biscaia, publicadas em uma entrevista cedida ao Globo On-line de que o Movimento seria formado por pessoas que consomem drogas, o que, segundo o Secretário, tornaria suas reinvindicações hipócritas.
Apesar de absurdas, as posições do sr. Antônio Carlos Biscaia, baseadas em uma perspectiva no mínimo simplista sobre a questão do consumo de drogas atualmente consideradas ilíticas, refletem a opinião de muitas pessoas dentro da sociedade brasileira. Fazer uma conexão de culpa entre a violência e os consumidores de drogas ilícitas é no mínimo negligenciar os equívocos históricos no tratamento para com as pessoas que consomem drogas, sejam consumidores socialmente integrados ou dependentes.

É muito fácil ressaltar as relações das pessoas que usam e que vendem drogas com os aspectos violentos do mercado, principalmente quando essa tarefa ajuda a ocultar o papel do Estado na construção desse problema.

Acompanhe e saiba mais sobre a polêmica no site do Globo On-line

Abaixo, a íntegra da resposta de Tico:


Será que com estes péssimos salários pagos aos nossos policiais, com estas escandalosas atuações da banda podre da PM, com tantas desigualdades em relação ao potencial bélico, não estaria na hora de deixarmos nossas hipocrisias de lado e discutirmos em aberto a questão da legalização das drogas? Não existem campanhas alertando sobre o perigo de balas perdidas numa possível guerra entre traficantes e policiais ou mesmo entre quadrilhas rivais. Não existem livros que expliquem como uma bala perdida pode tirar sua vida ou te deixar paraplégico, ferido ou traumatizado. Mas existem cientistas e médicos com milhares de conhecimentos e informações preventivas e úteis sobre os malefícios do tabaco, do álcool, da maconha, da cocaína e etc. Estes conhecimentos estão disponíveis para qualquer um basta procurar. Não estaríamos nós enxugando gelo como falam alguns especialistas em criminalidade quando se referem ao combate ao tráfico de drogas?

2 comentários:

  1. Este é um rapaz do qual a atitude passei a admirar depois de conhecê-lo melhor, suas palavras fortes e verdadeiras refletem tudo aquilo que os não-hipócritas gostariam de gritar por aí. Sérgio, aproveito este espaço para lhe parabenizar por todo esforço que você vem fazendo em relaçao à cannabis no Brasil, sempre com boas idéias e esclarecimentos a cerca deste assunto delicado.
    Continue fazendo esta roda girar que nossa vitória é infalível.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a força!

    É saber que esse trabalho faz parte de maneira positiva na vida de muita gente é que me faz continuar o realizando.

    Grande abraço,

    Sergio

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!