quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Filtros podem aumentar incidência de tipo específico de Câncer

Do OBID
Um estudo de pesquisadores americanos desfez mais um mito sobre o cigarro. Desta vez, o cigarro com filtro, além de não proteger contra os efeitos da nicotina, os médicos suspeitam que ele até aumente a incidência de câncer de pulmão.
O médico Carlos Gil Ferreira participou do congresso e disse que há uma epidemia mundial de adenocarcinoma, um câncer que ocorre na periferia dos pulmões. Os nódulos ficam mais perto das costelas, e não do coração, e atingem tanto homens quanto mulheres. "O que acontece é que as pessoas acabam tragando mais forte e a fumaça atinge mais a periferia do pulmão. Talvez esse seja a relação do aumento do adenocarcinoma”, explicou o chefe do Serviço de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional do Câncer - Inca, Carlos Gil Ferreira. Os médicos dizem que, na verdade, qualquer cigarro faz mal. E uma coisa é certa: “O maior filtro acaba sendo o nosso pulmão mesmo”, afirmou um homem.
O Observatório lembra que uma das medidas para reduzir os danos provenientes da práticas de fumar cigarros de maconha é não reter a fumaça nos pulmões por muito tempo. Há uma perda muito pequena na absorção dos princípios ativos, que é recompensada pela diminuição dos prejuízos ao sistema respiratório.
Leia matéria na íntegra: OBID

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!