sábado, 22 de setembro de 2007

Aberta a temporada de caça aos negros e pobres em Salvador

Enviado por Carlão de Oliveira

No dia 14 de agosto um grupo de extermínio supostamente composto por policiais militares assassinou Aurina Rodrigues Santana, 44 anos, líder comunitária e integrante do Movimento dos Sem Teto da Bahia, o filho Paulo Rodrigo Santana, 19, e Rodson da Silva Rodrigues, 28, companheiro de Aurina. O crime aconteceu uma semana após Aurina e os filhos denunciarem na Corregedoria da Polícia Militar policiais de terem invadido sua casa e torturado os moradores. O crime ficou conhecido como a Chacina do Calabetão e até agora está impune.

Em 1º de março de 2007, no bairro de Nova Brasília, ocorreu o crime conhecido como “Matança de Nova Brasília”. Um grupo de extermínio executou com nove tiros o jovem negro, Clodoaldo Souza, 22 anos, e feriu gravemente Cléber Álvaro, 21 anos – atingido por dois projéteis na coluna e um na virilha – que só não foi assassinado na hora porque desmaiou. O crime continua sem que seja apontado um único culpado.

No dia 16, domingo, o músico do Ilê Aiyê, Agnaldo Pereira da Silva, foi agredido pelo sargento PM Menezes e seus comandados. Sua casa foi invadida sem nenhum mandado judicial e Guiguio do Ilê, como é mais conhecido, foi arrastado para a rua onde sofreu toda sorte de agressões. Até agora ninguém foi punido.

No dia 18, terça-feira, aconteceu a “Chacina no Bairro da Paz” com as mesmas características de grupos de extermínio. Foram mortos com projéteis de pistola calibre .40 (arma de uso exclusivo da polícia) e quatro estavam amarrados pelo pescoço a uma corda. Foram identificados os jovens negros Tiago da Silva Oliveira, 20 anos, e Fábio Valverde Ferreira, 25, enquanto os outros três cadáveres permaneciam com a identidade ignorada. Todos negros, pobres e excluídos.

Não por acaso todas as vítimas são pessoas negras, pobres, com baixa escolaridade e residentes em bairros periféricos. Abriu-se a temporada de caça a nós afro-descendentes! Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!